728x90 AdSpace

Ultimos Post
14 de novembro de 2011

Cabelos

Como Desenhar Cabelos

Olá a todos mais uma vez postei algumas dicas de passo a passo na intenção de poder favorecer ao desenvolvimento de suas técnicas espero que possa ser de ajuda ao aperfeiçoamento de como fazer os ´´cabelos``

Então vamos lá...




      1. Passo  Inicio dos Cabelos.

O primeiro passo de tudo é compreender o máximo possível do alvo de sua dedicação. Para isso, nada melhor do que fotos, até porque devemos utilizar de  referências fotográficas e ilustrativas como base para que assim possamos usar o ponto de observação para analisarmos e aperfeiçoarmos nossas técnicas,e uma boa fotografia é indispensável principalmente no começo.
  Bom, os cabelos, como todos sabem não nascem apenas da raiz, ou seja, no topo. Mas o sentido geral do cabelo costuma derivar daí. Cada penteado tem um "caminho" diferente pelo qual os fios percorrem. Se você simplesmente o coloca atrás de sua orelha, já alterou a "rota", e, é claro, isso influência no desenho.






Reparem no sentido do cabelo. Note que apesar de haver várias mechas indo em direções um pouco diferentes, todas seguem o mesmo padrão, que é como mais encontramos os cabelos. 
Caem, mas com leveza.

2.Passo Sobreamentos e Brilhos(Sombras e Luz)

Um detalhe importante é que o cabelo não é uma massa de tom homogêneo: ele recebe luz, o que provoca tonalidades diferentes. Como iremos trabalhar com lápis grafite, o contraste causado pela luz provoca SOMBRAS e BRILHOS.


Aqui nessa imagem voce pode observar os diferentes pontos onde podemos localizar sombras e luz.

Na figura abaixo pode ser observado melhor o sentido dos traçado dos fios com a colocação de luz e sombras.


como já havia mencionada logo acima,note que os fios não se direcionam para uma linha reta ou seja no mesmo sentido mais veja que o reflexo no brilho tem uma projeção em um único sentido,e note que as sombras e luz são encontradas em varios pontos.

Em geral as áreas de sombras, ou seja, as mais escuras, se localizam nas raízes do cabelo e nas pontas.

  Se você segura um livro sobre uma mesa, o livro projeta uma sombra sobre ela, pois está entre a mesa e a luz, não é? Sim, isso também acontece com os cabelos, embora em menor escala. Portanto é sempre bom relembrar sobre o ponto mais ultilizado no desenho a observação por isso estaja sempre atentos aos pontos especifico de sombra e luz em uma fotográfia,ilustração ou até mesmo se for ultilizar um modelo(a) para posar para o desenho.


3.Passo analise pratica dos cabelos e dos pontos de luz e sombras.

.Bom vamos passar para uma análise mais prática. Quando pegamos uma referência, a primeira coisa a fazer é, por observação, perceber qual é a forma dos cabelos que iremos passar para o papel. E, percebendo isso, fazemos um ESBOÇO da imagem ou seja reproduzimos em riscos simples e leve com o lápis  cada parte que considerarmos importante. Não é preciso se dedicar fielmente a cada fiozinho.pois primeiro o esboço irá marcar os pontos marcantes onde iremos trabalhar depois com o sombreamento.

Irei colocar de uma forma detalhada,primeiramente voce precisa criar uma base.e qual seria essa base?você deverá criar um esboço do cabelo e o que seria o esboço?o esboço nada mais é do que os pontos na qual voce irá marcar e riscar onde depois receberão o acabamento com sombras e luz,ou seja é a parte mais importante do seu trabalho pois depois que voce transportar a imagem da fotográfia  para o papel voce deverá saber quais pontos em expecifico deverão receber a projeção dos fios e das tonalidades.
.No esboço não é necessario aplicar muita perfeição apenas com traços leves o importante é  conseguir colocar os detalhes mais importantes para que depois você consiga dar  volume e a forma correta para os cabelos.


4 Passo Finalização


Após analisar a forma, direção e luz do cabelo parta para o esboço que você fez e comece a preenchê-lo.
Como?


Começe da raiz, que é escura e siga a direção dos fios controlando a pressão do lápis (bem apontado) em direção à área de brilho. Lembre que a pressão deve ser maior nos locais mais escuros, e os riscos devem ser rápidos e precisos.
Nas áreas com mais brilho, escolha deixar totalmente branco ou continuar os fios bem clarinhos.

Depois de fazer os fios saírem de toda a raiz, procure o próximo início de área de sombra e faça o mesmo. Não deixe todos os riscos em uma mesma linha, eles precisam ficar mais naturais.

Nas pontas, não se esqueça de "soltar" a mecha. É lá que os fios finalmente se separam


EVITE:
a) fazer o degradê antes de elaborar os fios.
b) colocar os fios muito emaranhados, muito difusos. Isso acaba deixando o desenho sujo e não dá a impressão de "mechas" - que sempre existem por menores que sejam. 
c) não tirar o lápis do papel quando for terminar um fio e fazer outro. Mesmo nas áreas de brilho que é aquele´ziguezague``, mas não exagere, ele não é delimitado por nenhuma risca.


TENHA:

a) Uma borracha pequena caso for necessário. E ao usá-la, apague da mesma forma que você fez os fios, siga o mesmo sentido. 
  b) Lápis bem apontado ou lapiseira. O que for melhor para você ultilizar.
  c)  Bom senso. Não se prenda apenas às referências, mas também não passe da conta exagerando em algumas áreas. 
- Paciência. Quanto mais melhor.

 
Abaixo tem mais algumas expecificações sobre como fazer cabelos:

Maneiras diferentes de como desenhar cabelos

Agora voce irá aprender alguns modos de como fazer cabelos,diferentes maneiras como comprimento e cores importantes para a técnica de cabelos.

veja abaixo a descrição e ilustração passo a passo:

1:)Fundamentos



 .Primeiramente e mais importante já citado logo acima em outro método de explicação,voce irá criar o Esboço nada aconteçe sem ter o esboço do desenho antes aqui no exemplo veja como foi criado o esboço para poder demonstrar melhor,veja a ilustração Nesse esboço foi criado em curva com traços leves e alguns fios soltos marcando os traços.


2:)Diretrizes


.Bom aqui na figura 2 voce já pode notar as formas que os fios tomaram veja que os fios foram puxados com traços fortes para o leve.foram traçados de mesma forma que a fig:1 .use um lápis bem afinado para conseguir um resultado melhor sobre os fios finos.

3:)Obscureçendo:


.como pode ver nessa ilustração a maioria da matização dos fios foi puxado para o fim e diminuido no meio dos cabelos

4:)Destaques


.Para criar alguns destaques foi preciso deixar alguns espaços abertos.Você pode desenhar algumas linhas grossas e finas para dar esse efeito.

Obscureçendo e realçando com borracha

.Claro que é possivel criar destaques com uma borracha.Porém o resultado não será tão agradavél quanto quando você puxa a matização e destaques.Veja qual método será melhor para você e qual se destaca com relação a suas habilidades.

1:)Fundamentos



.Faça o Esboço do desenho primeiro.

2:)Diretrizes


2:)Desenhe algumas das diritrizes.Não ás desenhe como linhas reta faça linhas curvas não precisa necessariamente fazer o fechamento do desenho preenchendo ele completamente por fios faça apenas os de destaques.

3:)Obscureçendo:


3:)Ultilize gamas diferentes de lápis para dar tonalidade é muito importante ter uma vasta opção de lápis técnicamente nunca se é usado todos,mais á sempre um expecifico para cada detalhe.
.É sempre bom ter em mão os mais ultilizados:(HB,2B e 3B).agora puxe a area inteira da mesma maneira que você fez com as diretrizes,aumente a pressão na areas que contenha sombra para dar profundidade ao desenho e um melhor resultado.


4:)Destaques


.Agora que você escureceu os pontos de sombra você irá ultilizar a borracha para criar os destaques de luz e brilho.ultilize a borracha plastica ou  ultilize a limpa-tipos mesmo vai do melhor adepto de sua parte.Coloque a borracha sobre seu desenho e aperte cuidadosamente em passadas únicas conforme o sentido dos cabelos até obter fios de luz. 

Fios Separados e fios Soltos do Cabelo.

.Nem todo Cabelo tem a mesma forma,Então você verá nesse passo a passo como fazer diferentes formas de fios dando o formato de acordo com o tipo de cabelo.

.Vamos começar pelos conceitos basicos citados acima em outro passo a passo,pois para conseguirmos alcançar o resultado desejado devemos seguir o conceitos para que assim tenhamos mais facilidade ao aprendizado.


1:)Fundamentos


.como sempre voce deverá fazer o esboço(Pode pareçer um tutorial chato que é repetido varios conceitos como (Fundamentos/Diretrizes enfim....),mais acredito que para um bom aprendizado devem ser frizados e repetido alguns pontos para que possamos adquirir aperfeiçoamento.cada explicação do esboço é adepto á uma ilustração diferente por isso preste atenção a cada passo a passo pois pode haver alguma explicação que já tenha visto mais o desenho da ilustração nunca é o mesmo.

2:)Diretrizes


.Aqui voce ira puxar as diretrizes dos fios aonde estavam os vãos voce ira puxar linhas curvas em um traçado só sem tirar o lápis do papel até o topo,desenhe algumas linhas escuras e finas para poder marcar a area da sombra



3:)Obscureçendo


.escureça alguns fios de cabelo deixando sempre o espaço da luz e brilho,deixe apenas espaços em branco não tão finas nem muito grossas.

4:)Destaques


.E por fim chegou a hora de criar os pontos de sombras puxe algumas linha mais escuras ao redor das diretrizes para dar destaque a area de luz e brilho.Use um lápis HB para fazer os destaques mais escuros caso queira que seja mais visivel. 


Varias camadas de fios de cabelo.

 .Essa parte do desenho dos cabelos é a parte que pode ser mais complicada pois um cabelo mal organizado sombreado de qualquer jeito não dará aquele acabamento esperado ,ou sejá não terá profundidade nem sentido,mais se você tiver observação e acima de tudo paciência para desempenhar os fios o seu trabalho além de mais profissional terá um visual mais agradavél.esse método é uma técnica que requer pratica e paciência apenas!!!!

1:)Fundamentos


.Aqui nesse Esboço voce irá criar uma divisão,ou seja voce irá fazer uma sobreposição de fios em cima de outros,puxe o esboço da parte superior do cabelo e saindo dela você irá puxar um outro esboço na parte inferior pois esse esboço inferior que dará a impressão dos fios estarem abaixo do outro.

2:Diretrizes.


.Agora para dar profundidade,neste quadro voce pode observar que no esboço superior foi criado uma abertura(Espaço)e aqui que irá encaixar a sobreposição dos fios,veja que as diretrizes foram criadas fios em sentidos diferentes,(veja na fig:como ficou)

3:)Obscurecendo


.Antes de voce escureçer a parte superior do cabelo começe com a parte inferior para que assim voce consiga ver as parte na qual deverá ser marcadas para pode puxar os fios sobrepondo os fios superiores em cima dos inferiores.

4:)Destaques


.E por fim iremos da forma e realismo aos fios
agora voce ira somar a matização em destaque.Faça linhas com o lápis 2H sempre obedeçendo as margens dos fios criados não ultrapasse a linha de fios.use o lápis 2h para criar os fios finos e mais claros,e ultilize o 3B ou o HB para dar sombras.
.A parte inferior terá mais concentração de sombras por se tratar de estar embaixo dos fios superiores onde naturalmente é criada a projeção de sombras causada pelo angulo da luz.

Como fazer cabelos claros(Loiros)e pontiagudos.

 .Para fazer cabelos claros no caso loiros leva tempo para puxar os fios mais basta que pratique para execulta-los com perfeição.O tempo médio levado para fazer esses fios desa ilustração foi 1 hora aproximadamente então calcule quanto tempo voce irá levar para fazer longos cabelos com perfeição e detalhe!!

veja a ilustração abaixo:


1:)Imagem de referência.


.Como todo desenho que voce vai fazer precisa de uma imagem para acompanhar os detalhes ou supostamento apenas para correção,enfim a imagem seja fotografica ou outro meio ilustrativo com boa resolução lógico é indispensavél ou seja impossivel.
 .Veja o contraste desse cabelo na imagem voce pode perceber uma variação de tonalidade e além dos tons você pode ver o posiçionamento dos fios ou seja projeção e seu sentido depois de analisados vamos para o passo seguinte.

2:)Esboço


.Faça o Esboço conforme voce acompanhou na imagem de referência tenha calma para colocar os detalhes mais importantes tenha paciência e não há necessidade de aperfeiçoar muito os traços aqui o seu unico dever é,riscar levemente a ponto de que seja possível a visualização dos traços depois,use um lápis HB ou uma lapiseira,no meu caso eu ultilizo os lápis da linha (H)afiado para poder marcar os fios,mais cuidado pois a ´´Mina``(H) pode marcar a folha conforme a pressão exercida que depois pode ocorrer de danificar o seu desenho.
3:)Diretrizes.


.Agora que já puxou os fios você irá marcar as diretrizes como já foi varias vezes explicado em alguns trechos apenas do cabelo,como já falei ultilize bem o ponto de observar o desenho não saia,diretamente colocando o lápis na folha e tentando imaginar o que fazer,voce não esta criando está copiando então olhe a referência não tenha pressa e mãos a obra.
.Nesse quadro voce pode ultilizar o lápis (HB ou 2B)para escurecer pequenos pontos de sombras.

4:)Aplicando as Sombras



-A parte mais importante que dará profundidade ao seu desenho é a sombra aplicada,caso colocada corretamento ela dará um toque realistico,atente para o cuidado de não sobrecarregar seu trabalho e cuidado com as gamas de lápis muito escuros,(Linha B 2,3,4,5,6,7,8,e9)tenha sempre um pedaço de folha apoiado abaixo de sua mão para não haver contato direto com os traços podendo causar manchas de gordura(suor)ou borrar o desenho.aqui no quadro 4 foram sobrepostas algumas sombras sobre o cabelo para que depois possamos realçar ao fazer o escureçimento e aplicar o destaque.

5:)Obscureçendo e destaque



.Esse passo requer um pouco mais de pratica para fazer,para este quadro ultilizei os lápis da linha (H)novamente (4H,2H)para complementar e fazer as partes claras e (HB,B e 2B)para fazer a parte escuras,Separe os fios de divisão aqueles que criam sobreposição uns sobre o outro como já foi explicado em outro exemplo.
.Não exceda na construção de sombras e deixe espaço para o destaque.

6:)Retoque final.


.A finalização é a parte mais esperada de um longo trabalho pois é a hora,que vemos  o quanto compeensou a dedicação do tempo,se voce usou cada minuto do seu tempo se empenhando é a hora de ver o resultado.
.aqui voce ira reforçar apenas o traços para aumentar a concentração de brilho em alguns trechos,e fortaleça os pontes de sombra em destaque.
  • Comente no Blog
  • Comente no Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Cabelos Rating: 5 Reviewed By: Fernando Oliveira